sexta-feira, 3 de abril de 2009
Os rallies são feitos pelo público!
Os rallies são (puramente) vividos pelo público - que se desloca de muito, muito longe, quase sem dormir e corre de etapa para etapa para ver os seus pilotos predilectos... são eles que vivem e "transmitem" a verdadeira emoção do desporto automóvel!
O resto é conversa!
Só quem afortunadamente anda por "montes e vales" pelas várias etapas pode testemunhar...
Finlandês Mikko Hirvonen na frente!
Mikko Hirvonen na PE/SS 5 - Ourique (Cismalhas)
Mikko Hirvonen terminou hoje na frente...
Mikko Hirvonen aproveitou todas as incidências da primeira etapa do Rali de Portugal para chegar na frente da classificação, com 15 segundos exactos de avanço sobre o segundo classificado, Dani Sordo.
Foi uma etapa cheia de incidentes e pequenas surpresas, que começou logo nos primeiros metros do dia, quando Sébastien Loeb cometeu um excesso e perdeu 25 segundos para os seus adversários. Pouco depois, foi Jari-Matti Latvala a despistar-se de forma violenta, capotando diversas vezes ao longo de 150 metros, destruindo o Ford Focus WRC. Na frente ficou, então, Mikko Hirvonen, que conseguiu passar incólume aos duros troços da tarde para terminar o dia na liderança.
Mas, ao contrário de ralis anteriores em que Sébastien Loeb chega ao final do primeiro dia já com uma boa vantagem, os primeiros lugares estão todos muito próximos entre si. O segundo é, agora, Dani Sordo, que conseguiu recuperar o segundo posto na última especial do dia, Malhão 2, face a Marcus Gronholm, que perdeu duas posições ao longo desta especial.
A completar os lugares de pódio encontra-se Sébastien Loeb, que não tem tido vida fácil para se aproximar dos da frente, embora esteja apenas a 3 segundos de Sordo e a 18 de Hirvonen. Um dos pontos de interesse deste rali foi saber como se iria apresentar o regressado Marcus Gronholm.
E, ao volante de um Subaru Impreza preparado pela Prodrive, Gronholm tem demonstrado que quem sabe nunca esquece, sendo consistentemente um dos mais rápidos, chegando mesmo a ocupar o segundo posto na parte da tarde. Contudo, dificuldades na última especial para ultrapassar um dos pilotos atrasados e também com um amortecedor, fizeram-no cair para quarto, a 25,9s.
Logo atrás aparece Petter Solberg, com um Citroën Xsara WRC, a 42,2s do líder, demonstrando que também pode lutar por um dos lugares do pódio. Sébastien Ogier é o sexto, ao passo que Matthew Wilson ficou em sétimo. Evgeny Novikov ficou em oitavo, à frente de Henning Solberg e de Mads Ostberg.
Classificação da primeira etapa (3 de Abril):
2. Dani SORDO +15.0
3. Sébastien LOEB +18.0
4. Marcus GRONHOLM +25.9
5. Petter SOLBERG +42.2
6. Sébastien OGIER +1:04.0
7. Matthew WILSON +1:14.6
8. Evgeny NOVIKOV +1:33.7
9. Henning SOLBERG +1:33.8
10. Mads OSTBERG +2:42.1
11. Conrad RAUTENBACH +3:38.9
12. Federico VILLAGRA +4:02.4
13. Armindo ARAÚJO +8:02.1
14. Eyvind BRYNILDSEN +8:33.9
15. Andis NEIKSANS +10:01.0
"Flashes" da PE / SS 2 - Ourique 1
Armindo Araújo começa a ganhar hábito em liderar provas do PWRC. O piloto português fez da cautela e da consistência as suas armas e chegou ao final do primeiro dia do rali de Portugal na liderança do Mundial de Produção.
Mas a sorte também ajudou Armindo Araújo, que beneficiou dos diversos problemas que foram afectando os seus principais adversários, para chegar ao topo dos PWRC.
Jari-Matti Latvala nas Cismalhas antes do violento despiste, em que capotou diversas vezes ao longo de 150 metros, destruindo o Ford Focus WRC...
Pedimos desculpa pela falta de inserção de imagens, mas no local onde nos encontrávamos (Ourique - ZE 1 - Cismalhas) não tivemos possibilidades de contacto NET.
Programa para hoje:
Sexta-Feira 3 de Abril de 2009
08.00h / 22.00h Abertura do Secretariado
Estádio Algarve
08.00h / 22.00h Abertura do Media Centre
Estádio Algarve
09.00h Partida da 1ª Etapa (2ª Secção)
Estádio Algarve
18.00h Fim da 1ª Etapa
Estádio Algarve
21.30h Publicação da Lista de Partida para a 2ª Etapa
Quadro Oficial de Afixação