Os rallies são (puramente) vividos pelo público - que se desloca de muito, muito longe, quase sem dormir e corre de etapa para etapa para ver os seus pilotos predilectos... são eles que vivem e "transmitem" a verdadeira emoção do desporto automóvel! O resto é conversa! Só quem afortunadamente anda por "montes e vales" pelas várias etapas pode testemunhar...
Mikko Hirvonen aproveitou todas as incidências da primeira etapa do Rali de Portugal para chegar na frente da classificação, com 15 segundos exactos de avanço sobre o segundo classificado, Dani Sordo.
Foi uma etapa cheia de incidentes e pequenas surpresas, que começou logo nos primeiros metros do dia, quando Sébastien Loeb cometeu um excesso e perdeu 25 segundos para os seus adversários. Pouco depois, foi Jari-Matti Latvala a despistar-se de forma violenta, capotando diversas vezes ao longo de 150 metros, destruindo o Ford Focus WRC. Na frente ficou, então, Mikko Hirvonen, que conseguiu passar incólume aos duros troços da tarde para terminar o dia na liderança.
Mas, ao contrário de ralis anteriores em que Sébastien Loeb chega ao final do primeiro dia já com uma boa vantagem, os primeiros lugares estão todos muito próximos entre si. O segundo é, agora, Dani Sordo, que conseguiu recuperar o segundo posto na última especial do dia, Malhão 2, face a Marcus Gronholm, que perdeu duas posições ao longo desta especial.
A completar os lugares de pódio encontra-se Sébastien Loeb, que não tem tido vida fácil para se aproximar dos da frente, embora esteja apenas a 3 segundos de Sordo e a 18 de Hirvonen. Um dos pontos de interesse deste rali foi saber como se iria apresentar o regressado Marcus Gronholm.
E, ao volante de um Subaru Impreza preparado pela Prodrive, Gronholm tem demonstrado que quem sabe nunca esquece, sendo consistentemente um dos mais rápidos, chegando mesmo a ocupar o segundo posto na parte da tarde. Contudo, dificuldades na última especial para ultrapassar um dos pilotos atrasados e também com um amortecedor, fizeram-no cair para quarto, a 25,9s.
Logo atrás aparece Petter Solberg, com um Citroën Xsara WRC, a 42,2s do líder, demonstrando que também pode lutar por um dos lugares do pódio. Sébastien Ogier é o sexto, ao passo que Matthew Wilson ficou em sétimo. Evgeny Novikov ficou em oitavo, à frente de Henning Solberg e de Mads Ostberg.
Armindo Araújo começa a ganhar hábito em liderar provas do PWRC. O piloto português fez da cautela e da consistência as suas armas e chegou ao final do primeiro dia do rali de Portugal na liderança do Mundial de Produção.
Mas a sorte também ajudou Armindo Araújo, que beneficiou dos diversos problemas que foram afectando os seus principais adversários, para chegar ao topo dos PWRC.
Jari-Matti Latvala nas Cismalhas antes do violento despiste, em que capotou diversas vezes ao longo de 150 metros, destruindo o Ford Focus WRC... Pedimos desculpa pela falta de inserção de imagens, mas no local onde nos encontrávamos (Ourique - ZE 1 - Cismalhas) não tivemos possibilidades de contacto NET.
Rally de Portugal: 75 Equipas inscritas em representação de 28 países
AlgarvePress vai acompanhar a prova a par-e-passo
Foi aprovada pela FIA e pela FPAK a lista de inscritos para a próxima edição do Vodafone Rally de Portugal. A prova ainda não foi para a estrada – o que sucederá entre 2 e 5 de Abril – e confirma-se a elevada adesão de participantes: nada menos do que 75 equipas, representando 28 países dos cinco Continentes, o que diz bem da projecção internacional que a competição irá merecer.
Ainda em termos de inscritos, trata-se de um acréscimo importante face aos números que têm marcado a presente edição do Mundial: na verdade, a primeira prova da época, na Irlanda, teve 36 formações inscritas, número que aumentou ligeiramente na Noruega, com um total de 42, enquanto que, no Rali de Chipre que, tal como Portugal, é válido para três campeonatos – o total de equipas baixou, ascendendo apenas a 35.Recorde-se que a prova tem organização do Automóvel Club de Portugal, com o patrocínio da Vodafone Portugal, BP Ultimate, Hertz, Essilor, o apoio do Turismo de Portugal e das Câmaras Municipais de Almodôvar, Faro, Loulé, Ourique, S. Brás de Alportel e Silves. Conta com 3 etapas e um percurso total de aproximadamente 1165 km, integrando 18 provas de classificação que perfazem 361 km, o que representa 31% do itinerário do rali.