terça-feira, 31 de março de 2009

Rally de Portugal: com os melhores do mundo!


Melhores do mundo…no Rally de Portugal 2009!

Máxima segurança, muita qualidade técnica e respeito pelo ambiente, estas são as linhas base para mais um sucesso organizativo do ACP, numa prova a contar para a disciplina máxima dos ralis mundiais. o Vodafone Rally de Portugal está preparado para proporcionar o melhor espectáculo, com os melhores pilotos do mundo.

Segurança acima de tudo, com pilotos, espectadores e todos os que estão directa ou indirectamente envolvidos na prova. As zonas espectáculo, são as únicas e também as melhores soluções, para se apreciar o espectáculo, tendo sido melhoradas as condições de acessibilidade, visibilidade e até conforto para o público.

A existência de um Comissário do Ambiente é uma das novidades da edição de 2009 da prova máxima portuguesa, o que significa bem a importância que a organização atribui às questões ambientais. O traçado da prova foi aprovado pelos técnicos do Instituto de Conservação da Natureza, e até as fitas de delimitação habitualmente utilizadas, são mais ecológicas, com um período de vida cem vezes mais curto que as tradicionais.

Muito competitivo

Quem terá a ousadia de bater Sebastian Loeb nas especiais portuguesas? Esta é a grande questão que se coloca aos protagonistas que lutam por vitórias no mundial de ralis. Loeb e a Citroën acumulam títulos e vitórias nas últimas temporadas, sendo o grande alvo a abater por parte da Ford, que faz deslocar ao nosso país um importante naipe de pilotos desejosos por subir ao lugar mais alto do pódio. E se Citroën e Ford dividem habitualmente o favoritismo nas diversas etapas do mundial de 2009, o Vodafone Rally de Portugal 2009 conta com um ilustre intruso que faz regressar um Subaru Impreza WRC ao grande palco. Marcus Gronholm vem a Portugal para disputar os primeiros lugares, tripulando pela primeira vez um carro da marca nipónica, preparado pela Prodrive.

Para além de Loeb, a Citroën Total conta ainda com outro C4 WRC oficial para Dani Sordo, enquanto o Júnior Team da marca disponibiliza carros idênticos para Sebastian Ogier, Eugeny Nivikov e Conrad Rautenbach.

A BP Ford conta com três Focus RS WRC oficiais para Mikko Hirvonen, Jari-Matti Latvala e Khalid Al Qassimi, como um verdadeiro antídoto para os Citroen. A Stobart também utiliza Ford Focus, apontando como perigosas setas, a grande competitividade de Mattew Wilson e Henning Solberg. Dentro do lote dos ilustres candidatos, de referenciar também a presença de Petter Solberg. O antigo campeão do mundo vai estar ao volante de um Citroën Xsara WRC, um carro que já fez história no mundial de ralis.

Armada portuguesa

A edição deste ano do Vodafone Rally de Portugal também é pontuável para o Campeonato do Mundo de Ralis FIA Viaturas de Produção, contando com um apreciável lote de candidatos à vitória, onde se incluem alguns pilotos portugueses. Se Armindo Araújo e Bernardo Sousa estão inscritos no respectivo campeonato, já o campeão nacional Bruno Magalhães e o campeão açoriano Ricardo Moura, foram alvo de convites especiais para integrar o pelotão de concorrentes, onde se destacam os eficazes Patrick Sandell e Nasser Al-Attiyah. A este conjunto de luxo juntam-se ainda outros pilotos lusos, com natural destaque para o campeão nacional de produção, Adruzilo Lopes e ainda Fernando Peres ou Vítor Pascoal, pilotos sempre muito competitivos.

São inúmeros os pontos de interesse, ao longo de 18 provas especiais de classificação desenhadas no Algarve e Baixo Alentejo. O espectáculo começa, depois de amanhã, dia 2 de Abri,l com a Super Especial no Estádio do Algarve, seguindo-se mais três dias de emoções garantidas.


Santana da Serra foi palco de testes!

Produção e Júnior WRC testaram em Santana da Serra...


Promete ser um dos mais emotivos duelos do Vodafone Rally de Portugal, aquele que opõe Armindo Araújo a Bruno Magalhães, os campeões nacionais dos últimos seis anos. Apesar de terem competido um com o outro, inúmeras vezes, no Campeonato de Portugal de Ralis é apenas a terceira vez que o fazem como cabeças de cartaz no Vodafone Rally de Portugal, este ano integrando o calendário do Campeonato do Mundo de Ralis.


A partir de sexta-feira, vamos ver Armindo Araújo ao volante do Mitsubishi Lancer IX, de Grupo N, enquanto Bruno Magalhães guiará o seu Peugeot 207 S2000. E se o primeiro está envolvido no Campeonato do Mundo de Produção, o segundo visa o terceiro título de campeão de Portugal, para o qual o Vodafone Rally de Portugal, também, pontua.

Ao longo desta segunda-feira, dia em que os concorrentes tiveram oportunidade para efectuar um teste, ambos estiveram em acção na busca das melhores afinações para as respectivas máquinas, com Armindo Araújo a afirmar: «O Campeonato do Mundo de Produção é a minha maior preocupação e por isso tenho que pensar num bom resultado, para marcar o maior número de pontos possível, com a esperança de ficar mais perto do título».

Sentimentos semelhantes tem Bruno Magalhães: «O Campeonato de Portugal é o mais importante neste fim-de-semana e é nisso que devo pensar, não correndo riscos desnecessários, tanto mais que tenho que aprender a utilizar os pneus Pirelli, obrigatórios no “Mundial”, que são mais duros e mais pesados, quando no campeonato nacional uso os Michelin»

E se ambos consideram os respectivos campeonatos como os mais importantes, as comparações com a concorrência vão ser inevitáveis, tanto mais que há 17 equipas inscritas no Campeonato do Mundo de Produção, pelo que marcar pontos não vai ser fácil.

O comandante do Campeonato de Produção, Patrick Sandell não esteve presente no teste, porque o carro ainda não chegou a Portugal, depois de ter participado este fim-de-semana numa prova na Áustria, no qual Eyvind Brynildsen e Andis Neiksans tomaram parte.

Nasser Al-Attiyah vai estar presente ao volante do novo Subaru Impreza N15, que está pronto para alinhar à partida. «Estou muito confiante para esta prova, embora saiba que não vai ser fácil face à qualidade da concorrência. Só preciso de fazer um bom trabalho e não cometer erros para marcar o maior número de pontos possível».

Quem não teve vida fácil foi Martin Prokop. A equipa trocou a suspensão e não conseguiu encontrar as afinações ideais para os amortecedores. «Os novos amortecedores são muito duros, pelo que tivemos de voltar às afinações do ano passado. Não foi um bom teste, mas foi bom descobri-lo agora»

Alguns dos envolvidos no Campeonato do Mundo Junior também estiveram em acção, esta manhã e estão prontos para alinhar à partida. Michal Kosciuszko é o piloto que mais partido tira do facto de Michal Prokop estar inscrito na Produção, pois em caso de vitória ascenderá ao segundo lugar. Para o piloto polaco «o teste correu muito bem, encontrámos um bom ‘set-up’ para o carro e aproveitámos a manhã para experimentar diferentes tipo de disco de travões e estou com um bom ‘feeling’ para uma prova, que fiz em 2007 ao volante de um Clio e da qual gostei das partes rápidas, pelo que o meu objectivo é ganhar entre os Júnior».

Por sua vez, o seu companheiro de equipa, Simone Bertolotti, considera que «vai ser muito difícil para mim, pois é a primeira vez que guio um Super 1600 na terra, já que o ano passado conduzia um Clio R3. Fizemos um teste, mas temos, ainda, muito trabalho a fazer, para aprender o carro e poder encontrar as afinações que me permitam guiá-lo como quero. É também a minha primeira visita a Portugal, pelo que é tudo novo esta semana».


SUPER ESPECIAL testada e pronta para a acção!


Super Especial do Estádio Algarve testada e pronta para a acção!


Após uma semana de construção, que terminou no fim-de-semana, o traçado da Super Especial desenhado do Estádio do Algarve, que abre e fecha o Vodafone Rally de Portugal, foi testado ontem, segunda-feira.

A Super Especial deste ano tem um perfil idêntico ao utilizado há dois anos, mas mais largo. Tal acontece porque os carros vão ser mais rápidos, o que vai proporcionar um espectáculo ainda melhor para os numerosos espectadores que são esperados nas bancadas e para os que vão assistir às transmissões televisivas.



Na Super Especial estarão em acção dois carros, ao mesmo tempo, numa pista construída no estádio que foi edificado para o Campeonato da Europa de Futebol de 2004. Para além de abrir o Vodafone/Rali de Portugal, na quinta-feira à tarde, a Super Especial assinalará, também o final da prova, no domingo à tarde, a que se seguirá a cerimónia da distribuição de prémios diante de milhares de espectadores e das câmaras da televisão.

O traçado foi testado, ontem, por Vítor Teodósio, que conduziu um Subaru Impreza de Grupo N.



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