Produção e Júnior WRC testaram em Santana da Serra...
| Promete ser um dos mais emotivos duelos do Vodafone Rally de Portugal, aquele que opõe Armindo Araújo a Bruno Magalhães, os campeões nacionais dos últimos seis anos. Apesar de terem competido um com o outro, inúmeras vezes, no Campeonato de Portugal de Ralis é apenas a terceira vez que o fazem como cabeças de cartaz no Vodafone Rally de Portugal, este ano integrando o calendário do Campeonato do Mundo de Ralis. |
A partir de sexta-feira, vamos ver Armindo Araújo ao volante do Mitsubishi Lancer IX, de Grupo N, enquanto Bruno Magalhães guiará o seu Peugeot 207 S2000. E se o primeiro está envolvido no Campeonato do Mundo de Produção, o segundo visa o terceiro título de campeão de Portugal, para o qual o Vodafone Rally de Portugal, também, pontua.
Ao longo desta segunda-feira, dia em que os concorrentes tiveram oportunidade para efectuar um teste, ambos estiveram em acção na busca das melhores afinações para as respectivas máquinas, com Armindo Araújo a afirmar: «O Campeonato do Mundo de Produção é a minha maior preocupação e por isso tenho que pensar num bom resultado, para marcar o maior número de pontos possível, com a esperança de ficar mais perto do título».
Sentimentos semelhantes tem Bruno Magalhães: «O Campeonato de Portugal é o mais importante neste fim-de-semana e é nisso que devo pensar, não correndo riscos desnecessários, tanto mais que tenho que aprender a utilizar os pneus Pirelli, obrigatórios no “Mundial”, que são mais duros e mais pesados, quando no campeonato nacional uso os Michelin»
E se ambos consideram os respectivos campeonatos como os mais importantes, as comparações com a concorrência vão ser inevitáveis, tanto mais que há 17 equipas inscritas no Campeonato do Mundo de Produção, pelo que marcar pontos não vai ser fácil.
O comandante do Campeonato de Produção, Patrick Sandell não esteve presente no teste, porque o carro ainda não chegou a Portugal, depois de ter participado este fim-de-semana numa prova na Áustria, no qual Eyvind Brynildsen e Andis Neiksans tomaram parte.
Nasser Al-Attiyah vai estar presente ao volante do novo Subaru Impreza N15, que está pronto para alinhar à partida. «Estou muito confiante para esta prova, embora saiba que não vai ser fácil face à qualidade da concorrência. Só preciso de fazer um bom trabalho e não cometer erros para marcar o maior número de pontos possível».
Quem não teve vida fácil foi Martin Prokop. A equipa trocou a suspensão e não conseguiu encontrar as afinações ideais para os amortecedores. «Os novos amortecedores são muito duros, pelo que tivemos de voltar às afinações do ano passado. Não foi um bom teste, mas foi bom descobri-lo agora»
Alguns dos envolvidos no Campeonato do Mundo Junior também estiveram em acção, esta manhã e estão prontos para alinhar à partida. Michal Kosciuszko é o piloto que mais partido tira do facto de Michal Prokop estar inscrito na Produção, pois em caso de vitória ascenderá ao segundo lugar. Para o piloto polaco «o teste correu muito bem, encontrámos um bom ‘set-up’ para o carro e aproveitámos a manhã para experimentar diferentes tipo de disco de travões e estou com um bom ‘feeling’ para uma prova, que fiz em 2007 ao volante de um Clio e da qual gostei das partes rápidas, pelo que o meu objectivo é ganhar entre os Júnior».
Por sua vez, o seu companheiro de equipa, Simone Bertolotti, considera que «vai ser muito difícil para mim, pois é a primeira vez que guio um Super 1600 na terra, já que o ano passado conduzia um Clio R3. Fizemos um teste, mas temos, ainda, muito trabalho a fazer, para aprender o carro e poder encontrar as afinações que me permitam guiá-lo como quero. É também a minha primeira visita a Portugal, pelo que é tudo novo esta semana».