quarta-feira, 1 de abril de 2009






Pilotos satisfeitos com classificativas


Cumpridas as formalidades que antecederam o arranque do Vodafone Rally de Portugal, os pilotos tiveram oportunidade de reconhecer as especiais que integram o traçado. E, se alguns deles estiveram no Algarve na edição de 2007, isso de pouco lhes serve, uma vez que o traçado apresenta inúmeras novidades que representam mais de metade da distância a percorrer contra-o-relógio.

Para Sebastien Loeb, campeão em título e vencedor da anterior edição mundial, «as provas de classificação deste ano são muito boas e comparadas com as de há dois anos são mais largas, mas não tão duras. Em compensação apresentam inúmeras curvas e topos “cegos”, que constituem um desafio, mas ao mesmo tempo proporcionam enorme prazer de condução. Espero uma bela luta ao longo dos três dias de prova e espero não ter uma grande desvantagem por ser o primeiro na estrada».
Por sua vez, o seu companheiro de equipa, na Citroen Total World Rally Team, Dani Sordo considera que «as especiais são boas para os pilotos, mas tem muita areia em cima, o que pode significar alguma perda de tempo, na primeira passagem».
Henning Solberg, quarto no campeonato e quarto na estrada, no primeiro dia, é um entusiasta das estradas algarvias e da prova, ao afirmar que «para mim as classificativas são perfeitas, muito técnicas e desafiantes e adoro-as. Penso que a segunda volta vai ser mais difícil e as novas, em particular, são fantásticas».


Outro piloto em boa posição para comentar a qualidade das classificativas é Martin Prokop. O piloto checo está inscrito nos Campeonatos de Produção e Júnior da FIA e, em Portugal, guia um Mitsubishi Lancer IX, de Grupo N. Segundo Prokop «as provas de classificação deste ano são bonitas e rápidas, mas rápidas que as de 2007, pelo que penso que vai ser um excelente rali. Para mim vai ser difícil lutar com os pilotos portugueses que conhecem o traçado, o que os vai ajudar, já que os topos e curvas “cegas” são dificuldade acrescida. Vai, também, ser um bom rali para os Júnior, já que, como não há muitas curvas lentas, eles vão ser capazes de manter a velocidade e não perderão muito tempo nas partes lentas».

A fechar a caravana vai começar por estar o jovem piloto galês de 17 anos, Tom Cave, que vai conduzir um Ford Fiesta de Grupo N. Para ele, «as provas de classificação são muito bonitas e permitem manter um bom ritmo. Existem, também, zonas muito técnicas, pelo que penso que vai ser um rali muito exigente quer do ponto de vista físico, quer para o carro. Penso que as classificativas de sexta-feira são mais duras que as do resto da prova, mas são excelentes provas de classificação».

As equipas irão concluir a preparação da prova, amanhã de manhã, no decorrer do “shake down”, que constitui a derradeira hipótese de afinaram os carros para o início da prova, que é a primeira passagem pela Super Especial desenhada no Estádio Algarve, que decorrerá amanhã à tarde.


Última hora!!

Armindo Araújo tem "novo" co-piloto, nada mais nada menos que o Osores...
com a sua velha "experiência" em ralis desde o Clube Arte e Sport, 100 à Hora, SLB, SCP etc., com consagrados nomes do automobilismo nacional, ai está ele em pleno!
esperamos mais notícias... a todo o momento!

Uma relíquia dos Rallies de Portugal!



UMA RELÍQUIA!!!


40 anos de Rali de Portugal em vídeo


Não queremos que perca pitada do Rali de Portugal 2009, e para isso está disponível aqui no site toda a informação relativa à prova deste ano. Mas antes de ir para a estrada, desafiamo-lo a fazer um regresso ao passado e a recordar muita da rica história da prova, desde os seus primórdios.

Em mais um trabalho ciclópico de AutoSport, colocamos à sua disposição links para ver vídeos de nada mais nada menos que 25 das 42 edições da prova. Se daqui descontarmos as pré-Mundial de Ralis, ou as de 2002 a 2006, concluímos que pode ver vídeos de praticamente toda a história do Rali de Portugal, ficando desde já a promessa que incluiremos os links dos clips que eventualmente surjam para completar esta lista. Fica desde já feito o desafio aos nossos foristas.


Aqui fica a lista e respectivos links. Caso tenham conhecimento de 'clips' das 'falhas' existentes, trataremos de os incluir.


Rali de Portugal 1967
Rali de Portugal 1968
Rali de Portugal 1969
Rali de Portugal 1970
http://autosport.aeiou.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=as.stories/40700
Rali de Portugal 1971
Rali de Portugal 1972
Rali de Portugal 1973
http://autosport.aeiou.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=as.stories/68611
Rali de Portugal 1974
http://autosport.aeiou.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=as.stories/68611 http://autosport.aeiou.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=as.stories/40675
Rali de Portugal 1975
http://autosport.aeiou.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=as.stories/68611
Rali de Portugal 1976
http://autosport.aeiou.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=as.stories/68611
Rali de Portugal 1977
http://autosport.aeiou.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=as.stories/68610 http://autosport.aeiou.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=as.stories/68608
Rali de Portugal 1978
Rali de Portugal 1979
http://autosport.aeiou.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=as.stories/68609
Rali de Portugal 1980
Rali de Portugal 1981http://autosport.aeiou.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=as.stories/68606 http://autosport.aeiou.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=as.stories/68649
Rali de Portugal 1982
http://autosport.aeiou.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=as.stories/68605 http://autosport.aeiou.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=as.stories/68649
Rali de Portugal 1983http://autosport.aeiou.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=as.stories/40688 http://autosport.aeiou.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=as.stories/68645 http://autosport.aeiou.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=as.stories/68649
Rali de Portugal 1984http://autosport.aeiou.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=as.stories/68620 http://autosport.aeiou.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=as.stories/68619 http://autosport.aeiou.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=as.stories/68618 http://autosport.aeiou.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=as.stories/68617 http://autosport.aeiou.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=as.stories/66940 http://autosport.aeiou.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=as.stories/45733 http://autosport.aeiou.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=as.stories/40687 http://autosport.aeiou.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=as.stories/68649
Rali de Portugal 1985http://autosport.aeiou.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=as.stories/68635 http://autosport.aeiou.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=as.stories/40682 http://autosport.aeiou.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=as.stories/68642 http://autosport.aeiou.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=as.stories/68644 http://autosport.aeiou.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=as.stories/68649
Rali de Portugal 1986http://autosport.aeiou.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=as.stories/68629 http://autosport.aeiou.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=as.stories/55128 http://autosport.aeiou.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=as.stories/40678 http://autosport.aeiou.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=as.stories/40677 http://autosport.aeiou.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=as.stories/40676 http://autosport.aeiou.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=as.stories/68649
Rali de Portugal 1987http://autosport.aeiou.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=as.stories/68641
Rali de Portugal 1988http://autosport.aeiou.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=as.stories/68622 http://autosport.aeiou.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=as.stories/41225

Rali de Portugal 1989
Rali de Portugal 1990http://autosport.aeiou.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=as.stories/40689 http://autosport.aeiou.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=as.stories/68647
http://autosport.aeiou.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=as.stories/68752

Rali de Portugal 1991
http://autosport.aeiou.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=as.stories/60098

Rali de Portugal 1992http://autosport.aeiou.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=as.stories/68634 http://autosport.aeiou.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=as.stories/68633 http://autosport.aeiou.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=as.stories/68632 http://autosport.aeiou.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=as.stories/68631 http://autosport.aeiou.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=as.stories/68628 http://autosport.aeiou.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=as.stories/68627 http://autosport.aeiou.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=as.stories/68621 http://autosport.aeiou.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=as.stories/68616 http://autosport.aeiou.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=as.stories/68612 http://autosport.aeiou.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=as.stories/40692 http://autosport.aeiou.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=as.stories/40691
Rali de Portugal 1993
http://autosport.aeiou.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=as.stories/68607 http://autosport.aeiou.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=as.stories/68643

Rali de Portugal 1994http://autosport.aeiou.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=as.stories/68613

Rali de Portugal 1995
http://autosport.aeiou.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=as.stories/68624 http://autosport.aeiou.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=as.stories/68623 http://autosport.aeiou.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=as.stories/49834 http://autosport.aeiou.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=as.stories/40696 http://autosport.aeiou.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=as.stories/40695 http://autosport.aeiou.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=as.stories/40681

Rali de Portugal 1996
Rali de Portugal 1997http://autosport.aeiou.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=as.stories/40680
Rali de Portugal 1998
http://autosport.aeiou.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=as.stories/68630 http://autosport.aeiou.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=as.stories/40679

Rali de Portugal 1999
http://autosport.aeiou.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=as.stories/68625 http://autosport.aeiou.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=as.stories/68646

Rali de Portugal 2000
Rali de Portugal 2001
http://autosport.aeiou.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=as.stories/68652 http://autosport.aeiou.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=as.stories/68651
Rali de Portugal 2007
http://autosport.aeiou.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=as.stories/67963 http://autosport.aeiou.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=as.stories/67710 http://autosport.aeiou.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=as.stories/42865
Rali de Portugal 2008
http://autosport.aeiou.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=as.stories/68614 http://autosport.aeiou.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=as.stories/49947 http://autosport.aeiou.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=as.stories/49946 http://autosport.aeiou.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=as.stories/49945 http://autosport.aeiou.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=as.stories/49944 http://autosport.aeiou.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=as.stories/49943 http://autosport.aeiou.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=as.stories/49942 http://autosport.aeiou.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=as.stories/49940 http://autosport.aeiou.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=as.stories/49773 http://autosport.aeiou.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=as.stories/49774 http://autosport.aeiou.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=as.stories/49772 http://autosport.aeiou.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=as.stories/49771 http://autosport.aeiou.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=as.stories/49667 http://autosport.aeiou.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=as.stories/49561 http://autosport.aeiou.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=as.stories/49836

(Cortesia de "Auto Sport")

Comissário de Ambiente, uma das novidades de 2009!


O eng. Hélder Gil, chefe de divisão da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), foi indicado para Comissário de Ambiente do Vodafone Rally de Portugal e não esconde que «é com muito orgulho que represento a APA, nesta iniciativa inovadora».


Como faz questão de sublinhar «a iniciativa partiu do ACP, que pediu ao Ministério do Ambiente para indicar uma pessoa para ser Comissário do Ambiente na prova, e cabe-me desempenhar esse papel, acompanhando toda a actividade da organização e funcionando como consultor para que sejam desenvolvidas as melhores práticas ambientais, com o objectivo, passe a palavra, de tornar a prova “mais verde”».


Ao fazer a história desta iniciativa inédita, lembra que «na fase de definição do traçado houve a colaboração do Instituto de Conservação da Natureza e da Biodiversidade (ICNB) que, em zonas protegidas, como seja a passagem pela ribeira do Vascão, limitou a presença de espectadores. Para além disso foram programadas várias acções como seja a demarcação das zona espectáculo com fitas bio-degradáveis, bem como a distribuição de 10 mil sacos ecológicos, também bip-degradáveis, para que no final possa ser feita uma recolha selectiva do lixo que for produzido».


O eng. Hélder Gil não esconde que gostava de ver esta experiência ser extensiva a outras provas do Campeonato do Mundo, e de Portugal, e não deixa de destacar que «temos de ter a consciência de que no Norte da Europa já existe este tipo de preocupações. Não existe esta figura mas estão interiorizadas. E é importante que uma entidade responsável como ACP comece a sistematizá-las nas suas provas», e adianta que «esta minha indigitação não é só para esta prova, mas irá ter continuidade nas outras provas que o ACP organizar, pelo que já já estamos a trabalhar, de forma sistemática, nas provas que irão decorrer ao longo do ano, para passarmos a dispôr das melhores práticas ambientais».


Em relação ao papel que vai desempenhar ao longo dos quatro dias da prova, confessa que «vou andar por todo o lado, não para fiscalizar, mas para recolher toda a informação que, depois de trabalhada, nos vai permitir fazer um balanço em termos ambientais, quer em termos de ganhos, quer em relação às que possam correr menos bem, se é que isso vai suceder, mas sempre com o pensamento na possibilidade de melhorar e de introduzir de novas acções, que este ano não foram implantadas. Por isso vou estar no Estádio e em várias zonas espectáculo para me aperceber da maneira como as coisas vão decorrer e das necessidades futuras».

Quanto ao facto do Vodafone Rally de Portugal ser amigo do ambiente, sublinha que «qualquer actividade humana tem incidências ambientais, pelo que importa compatibilizá-la e arranjar medidas minimizadoras para que as nossas actividades sejam sustentáveis em termos ambientais e estou convicto que esta medida vai contribuir para melhorar o planeamento deste Rally».



...rallies não são só máquinas!!

Torne-se em piloto de Rally...


Relaxadamente VEJA as Especiais... como piloto do Rally de Portugal 2009...


VÍDEOS "Vodafone Rally de Portugal"
:

PE - S. Brás de Alportel

http://autosport.aeiou.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=as.stories/68120

PE - Loulé

http://autosport.aeiou.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=as.stories/68119

PE - Vascão

http://autosport.aeiou.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=as.stories/68115

PE - Silves (novo)

http://autosport.aeiou.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=as.stories/67934

PE - Almodôvar

http://autosport.aeiou.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=as.stories/68105

PE - Santa Clara

http://autosport.aeiou.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=as.stories/68104

PE - Malhão

http://autosport.aeiou.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=as.stories/68102

PE - Ourique

http://autosport.aeiou.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=as.stories/67921

Cortesia ACP/Auto Sport


Ford preparou o Rali de Portugal...em Espanha

A Ford preparou o Rali de Portugal já com a nova versão do Focus, carro com que Mikko Hirvonen e Jari-Matti Latvala vão tentar quebrar a série de vitórias de Sébastien Loeb.

O "up grade" conta com evoluções ao nível de motor, agora mais potente, e com novas bombas de água eléctricas e volantes de motor que serão a partir de agora mais leves:

"Esta temporada tem sido difícil para mim, especialmente os ralis da Irlanda e Chipre. Agora vamos dar início a uma fase em pisos de terra, que constitui mesmo a maior parte do campeonato, e estou realmente feliz com isso. Testei o novo motor, e se nem sempre é fácil sentir-se com muita clareza as melhorias, estou certo de que iremos ter resultados no cronómetro.", referiu Jari-Matti Latvala.

(Cortesia “Auto SPORT”)



Citroën quer prolongar série de vitórias no Rali de Portugal ...

Ausente do calendário em 2008, o Rali de Portugal cumpre o seu regresso ao Campeonato do Mundo de Ralis. A Citroën, que colocou os seus dois Citroën C4 WRC no pódio há dois anos, depois da penalização imposta aos Ford, quer repetir o mesmo resultado, num rali que como era tradição, marca o início das provas tradicionais em pisos de terra, sendo que as prestações 'dizem' muito do que se pode esperar para o resto do ano.



Imbatível esta temporada, a dupla Sébastien Loeb e Daniel Elena vão tentar manter a série actual de vitórias. Para Dani Sordo e Marc Marti, a proximidade com Espanha será uma fonte de motivação suplementar para tentar um lugar no pódio.



Vencedor das três primeiras provas da época, Sébastien Loeb e Daniel Elena abordam o primeiro rali 100 por cento em pisos de terra com a mesma ambição de vitória. "O Citroën C4 WRC é eficaz em todo o tipo de terreno" sublinhou o cinco vezes Campeão do Mundo, acrescentando que "as nossas recentes vitórias sob chuva na Irlanda, na neve da Noruega e no terreno misto de Chipre são prova disso mesmo. Em Portugal, vamos encontrar um percurso mais clássico. E se formos competitivos nesta prova, fica evidente que o seremos em todos os outros ralis de terra do campeonato."



Vencedor da última edição da prova a contar para o Mundial, Sébastien Loeb vai tentar a 51ª vitória. "O objectivo é batermo-nos pela vitória em cada rali. Vamos atacar desde o início e veremos depois o que fazer
consoante o evoluir dos acontecimentos."



Com 17 pontos conquistados, Dani Sordo e Marc Marti têm feito um excelente início de temporada e por isso mesmo abordam esta quarta prova do campeonato com grandes ambições. "Vamos descobrir novos troços, mas gosto muito do carácter desta prova com um percurso diferenciado. Certas zonas são estreitas, outras largas e rápidas, é um condensado de tudo aquilo que encontramos na Argentina, Grécia e Sardenha."



Na extremidade da Península Ibérica, Dani Sordo conta com o apoio dos adeptos espanhóis. "Vou tentar fazer o meu melhor perante os nossos adeptos. É sempre um prazer participar num rali com um ambiente fantástico e onde recebo sempre muito apoio. Como em 2007, o meu objectivo é terminar no pódio."



O Rali de Portugal marca a estreia da evolução 2009 do C4 WRC. As duas unidades do Citroën Total Rally World Team estarão equipadas com as evoluções feitas no motor, caixa de velocidades e suspensão.

(Cortesia “Auto SPORT”)