Citroën quer prolongar série de vitórias no Rali de Portugal ...
Ausente do calendário em 2008, o Rali de Portugal cumpre o seu regresso ao Campeonato do Mundo de Ralis. A Citroën, que colocou os seus dois Citroën C4 WRC no pódio há dois anos, depois da penalização imposta aos Ford, quer repetir o mesmo resultado, num rali que como era tradição, marca o início das provas tradicionais em pisos de terra, sendo que as prestações 'dizem' muito do que se pode esperar para o resto do ano.
Imbatível esta temporada, a dupla Sébastien Loeb e Daniel Elena vão tentar manter a série actual de vitórias. Para Dani Sordo e Marc Marti, a proximidade com Espanha será uma fonte de motivação suplementar para tentar um lugar no pódio.
Vencedor das três primeiras provas da época, Sébastien Loeb e Daniel Elena abordam o primeiro rali 100 por cento em pisos de terra com a mesma ambição de vitória. "O Citroën C4 WRC é eficaz em todo o tipo de terreno" sublinhou o cinco vezes Campeão do Mundo, acrescentando que "as nossas recentes vitórias sob chuva na Irlanda, na neve da Noruega e no terreno misto de Chipre são prova disso mesmo. Em Portugal, vamos encontrar um percurso mais clássico. E se formos competitivos nesta prova, fica evidente que o seremos em todos os outros ralis de terra do campeonato."
Vencedor da última edição da prova a contar para o Mundial, Sébastien Loeb vai tentar a 51ª vitória. "O objectivo é batermo-nos pela vitória em cada rali. Vamos atacar desde o início e veremos depois o que fazer
consoante o evoluir dos acontecimentos."
Com 17 pontos conquistados, Dani Sordo e Marc Marti têm feito um excelente início de temporada e por isso mesmo abordam esta quarta prova do campeonato com grandes ambições. "Vamos descobrir novos troços, mas gosto muito do carácter desta prova com um percurso diferenciado. Certas zonas são estreitas, outras largas e rápidas, é um condensado de tudo aquilo que encontramos na Argentina, Grécia e Sardenha."
Na extremidade da Península Ibérica, Dani Sordo conta com o apoio dos adeptos espanhóis. "Vou tentar fazer o meu melhor perante os nossos adeptos. É sempre um prazer participar num rali com um ambiente fantástico e onde recebo sempre muito apoio. Como em 2007, o meu objectivo é terminar no pódio."
O Rali de Portugal marca a estreia da evolução 2009 do C4 WRC. As duas unidades do Citroën Total Rally World Team estarão equipadas com as evoluções feitas no motor, caixa de velocidades e suspensão.
(Cortesia “Auto SPORT”)