Melhores do mundo…no Rally de Portugal 2009!
Máxima segurança, muita qualidade técnica e respeito pelo ambiente, estas são as linhas base para mais um sucesso organizativo do ACP, numa prova a contar para a disciplina máxima dos ralis mundiais. o Vodafone Rally de Portugal está preparado para proporcionar o melhor espectáculo, com os melhores pilotos do mundo.
Segurança acima de tudo, com pilotos, espectadores e todos os que estão directa ou indirectamente envolvidos na prova. As zonas espectáculo, são as únicas e também as melhores soluções, para se apreciar o espectáculo, tendo sido melhoradas as condições de acessibilidade, visibilidade e até conforto para o público.
A existência de um Comissário do Ambiente é uma das novidades da edição de 2009 da prova máxima portuguesa, o que significa bem a importância que a organização atribui às questões ambientais. O traçado da prova foi aprovado pelos técnicos do Instituto de Conservação da Natureza, e até as fitas de delimitação habitualmente utilizadas, são mais ecológicas, com um período de vida cem vezes mais curto que as tradicionais.
Muito competitivo
Quem terá a ousadia de bater Sebastian Loeb nas especiais portuguesas? Esta é a grande questão que se coloca aos protagonistas que lutam por vitórias no mundial de ralis. Loeb e a Citroën acumulam títulos e vitórias nas últimas temporadas, sendo o grande alvo a abater por parte da Ford, que faz deslocar ao nosso país um importante naipe de pilotos desejosos por subir ao lugar mais alto do pódio. E se Citroën e Ford dividem habitualmente o favoritismo nas diversas etapas do mundial de 2009, o Vodafone Rally de Portugal 2009 conta com um ilustre intruso que faz regressar um Subaru Impreza WRC ao grande palco. Marcus Gronholm vem a Portugal para disputar os primeiros lugares, tripulando pela primeira vez um carro da marca nipónica, preparado pela Prodrive.
Para além de Loeb, a Citroën Total conta ainda com outro C4 WRC oficial para Dani Sordo, enquanto o Júnior Team da marca disponibiliza carros idênticos para Sebastian Ogier, Eugeny Nivikov e Conrad Rautenbach.
A BP Ford conta com três Focus RS WRC oficiais para Mikko Hirvonen, Jari-Matti Latvala e Khalid Al Qassimi, como um verdadeiro antídoto para os Citroen. A Stobart também utiliza Ford Focus, apontando como perigosas setas, a grande competitividade de Mattew Wilson e Henning Solberg. Dentro do lote dos ilustres candidatos, de referenciar também a presença de Petter Solberg. O antigo campeão do mundo vai estar ao volante de um Citroën Xsara WRC, um carro que já fez história no mundial de ralis.
Armada portuguesa
A edição deste ano do Vodafone Rally de Portugal também é pontuável para o Campeonato do Mundo de Ralis FIA Viaturas de Produção, contando com um apreciável lote de candidatos à vitória, onde se incluem alguns pilotos portugueses. Se Armindo Araújo e Bernardo Sousa estão inscritos no respectivo campeonato, já o campeão nacional Bruno Magalhães e o campeão açoriano Ricardo Moura, foram alvo de convites especiais para integrar o pelotão de concorrentes, onde se destacam os eficazes Patrick Sandell e Nasser Al-Attiyah. A este conjunto de luxo juntam-se ainda outros pilotos lusos, com natural destaque para o campeão nacional de produção, Adruzilo Lopes e ainda Fernando Peres ou Vítor Pascoal, pilotos sempre muito competitivos.
São inúmeros os pontos de interesse, ao longo de 18 provas especiais de classificação desenhadas no Algarve e Baixo Alentejo. O espectáculo começa, depois de amanhã, dia 2 de Abri,l com a Super Especial no Estádio do Algarve, seguindo-se mais três dias de emoções garantidas.