Depois dos incidentes da Feature Race de ontem, a Irlanda foi mesmo penalizada 25 segundos, o que significa que caiu para a sexta posição, com Portugal a ascender assim à segunda posição na corrida.
Nas contas do campeonato, a Suiça lidera, logo seguida da Irlanda e Portugal, com os três primeiros separados por apenas seis pontos.
Pontos:
1º Suiça 88
2º Irlanda 86
3º Portugal 82 4º Holanda 66
5º França 46
6º Malásia 43
7º Nova Zelândia 36
8º Austrália 30
9º Mónaco 27
10º Grã-Bretanha 24
11º EUA 19
12º África do Sul 19
13º Brasil 18
14º Itália 15
15º India 11
16º México 8
17º Líbano 8
18º China 7
19º Coreia 4
Piloto português em bom plano no Autódromo do Algarve:
Filipe Albuquerque: "Dedico os pódios ao fantástico público que me apoiou"
Filipe Albuquerque esteve hoje em bom plano no A1GP no Autódromo Internacional do Algarve depois de duas boas corridas que lhe valeram dois pódios. O jovem piloto de Coimbra cumpriu com o seu objectivo de dar um bom espectáculo ao público português garantindo em ambas as corridas o terceiro lugar.
As qualificações não correram bem a Albuquerque que antevia duas corridas especialmente difíceis a largar do quinto e sétimo posto da grelha para a 'sprint' e 'feature' races respectivamente. Contudo, a determinação que caracteriza o piloto do A1 Team Portugal levou-o a dar o tudo por tudo e a conseguir logo na corrida da manhã ver hasteada a bandeira portuguesa no pódio:
"Este resultado foi muito importante e devo agradecer à equipa que fez um excelente trabalho durante o 'pit-stop', sem eles não teria sido possível. Recuperei um lugar em pista e eles ajudaram-me a recuperar outro no 'pit-stop'. Foi muito bom. Este pódio tenho de o dedicar ao fantástico público que me veio apoiar, foi fantástico ouvi-los puxar por mim", disse.
Para a corrida da tarde, a mais longa do fim-de-semana com dois 'pit-stops', Albuquerque sabia que tudo poderia acontecer. E na realidade viria a ser uma corrida muito complicada, com muitos acidentes e situações de bandeiras amarelas. Albuquerque chegou mesmo ao comando da corrida depois de efectuar duas ultrapassagens espectaculares, porém na ida à boxe, foi forçado a ceder uma posição:
"Acho que fiz uma corrida fabulosa. Estava com um andamento muito forte. No segundo pit-stop quando estava na frente da prova, a saída da boxe foi péssima porque estava a passar outro carro e tive que travar. Nessa altura perdi a liderança, infelizmente. Depois, fui informado que o piloto da Irlanda tinha sido penalizado com um 'drive-through', e ele estava mesmo atrás de mim, por isso, deixei-o passar para não entrarmos os dois em luta acesa, mas a realidade é que o piloto da Irlanda não cumpriu com a penalização, e manteve-se em pista até ao final."
"Acredito que o colégio de comissários o irá penalizar, até porque eu só o deixei passar porque fui informado da penalização. Para além disso, a Alemanha também foi penalizada e cumpriu com a penalização, por isso acho que a decisão vai ser certamente tomada", explicou Albuquerque que a verificar-se sobe para o segundo lugar
Para o resto do Campeonato, Albuquerque diz que está tudo em aberto: "Faltam quatro corridas e tudo pode acontecer. Estou muito confiante e desejoso que chegue rapidamente o próximo fim-de-semana de corrida. Vou lutar pelo título até ao final", concluiu.
Resultados da Sprint Race:
1º Robert Doornbos - Holanda
2º Adam Carrol - Irlanda
3º Filipe Albuquerque - Portugal
Resultados da Feature Race:
1º Neel Jani - Suiça
2º Adam Carrol - Irlanda
3º Filipe Albuquerque - Portugal
Nota: Embora não seja notícia do Rally de Portugal, mas devido à presença de Filipe Albuquerque no Estádio Algarve, em demonstração do seu bólide, e pela boa prestação na prova de ontem, damos a noticia dos seus lugares no pódio.
Rally de Portugal: 75 Equipas inscritas em representação de 28 países
AlgarvePress vai acompanhar a prova a par-e-passo
Foi aprovada pela FIA e pela FPAK a lista de inscritos para a próxima edição do Vodafone Rally de Portugal. A prova ainda não foi para a estrada – o que sucederá entre 2 e 5 de Abril – e confirma-se a elevada adesão de participantes: nada menos do que 75 equipas, representando 28 países dos cinco Continentes, o que diz bem da projecção internacional que a competição irá merecer.
Ainda em termos de inscritos, trata-se de um acréscimo importante face aos números que têm marcado a presente edição do Mundial: na verdade, a primeira prova da época, na Irlanda, teve 36 formações inscritas, número que aumentou ligeiramente na Noruega, com um total de 42, enquanto que, no Rali de Chipre que, tal como Portugal, é válido para três campeonatos – o total de equipas baixou, ascendendo apenas a 35.Recorde-se que a prova tem organização do Automóvel Club de Portugal, com o patrocínio da Vodafone Portugal, BP Ultimate, Hertz, Essilor, o apoio do Turismo de Portugal e das Câmaras Municipais de Almodôvar, Faro, Loulé, Ourique, S. Brás de Alportel e Silves. Conta com 3 etapas e um percurso total de aproximadamente 1165 km, integrando 18 provas de classificação que perfazem 361 km, o que representa 31% do itinerário do rali.